Plasttotal - Plásticos Industriais, Polipropileno e PVC
11 5056-7200
facebook

Saiba quais os tipos de perfil de alumínio mais comuns e como escolher para seu projeto

14/abr/2021

As esquadrias de alumínio são diferentes dos perfis de alumínio. Os perfis são peças estruturadas em processos industriais em diversas formas para as mais diferentes aplicações. Já a esquadria é tecnicamente o produto final, já industrializado e montado na obra. Assim, o perfil são as folhas de alumínio, ou peças com certos formatos usados na construção da esquadria ou de janelas.

Na Plasttotal, há tipos de perfis de alumínio ideais para serem usados nas junções e acabamentos das chapas de Policarbonato Alveolar e de Policarbonato Compacto. Assim, a empresa garante uma combinação que permite melhor vedação e estanqueidade das estruturas projetadas. Por isso, saiba a seguir quais são os tipos de perfil de alumínio mais comuns e como escolher para seu projeto!

A tipologia dos perfis de alumínio

Atualmente, os perfis são fornecidos por profissionais chamados de sistemistas. Dessa forma, existem diversos tipos de perfis de alumínio baseados em sua espessura. Eles entregam o perfil para os fabricantes de esquadrias. Além disso, eles também industrializam e instalam a peça completa no ambiente necessário.

Não é possível quantificar com exatidão todos os perfis de alumínio para esquadrias. Afinal, cada sistemista tem sua linha própria com diferentes personalizações e peculiaridades. Por outro lado, as linhas fornecidas pelos principais sistemistas consistem em espessuras de 20mm, 25mm e 30mm. E, em alguns casos, maiores, porém, já em caráter especial ou “premium”.

Assim, quanto maior e mais robusta for a estrutura em que o perfil vai ser usado, maior deve ser a sua espessura. E, quanto mais robustos os perfis, maiores serão as portas e janelas. Janelas e portas mais robustas são uma das principais tendências da arquitetura e da decoração atualmente. 

Além disto, há também a questão dos vidros. Conforme a necessidade da obra, poderão ter vidros mais espessos e consequentemente muito mais pesados. Isso cria a necessidade de esquadrias mais encorpadas.

E para ter a certeza de estar adquirindo uma esquadria de qualidade, a dica é que você solicite ao fabricante os Laudos de Desempenho Estrutural assim como de Estanqueidade e Penetração de Ar na Esquadria, entre outras informações.

Principais tipos de esquadrias

Apesar de diferentes dos perfis de alumínio, as esquadrias são a estrutura completa.  Confira as principais encontradas no mercado:

  • De abrir: Este é o principal tipo de esquadria. A estrutura abre e fecha para dentro ou para fora do ambiente com o uso de dobradiças ou pivôs. Bem comum em portas;
  • De correr: Este é um estilo muito comum principalmente em janelas e nas portas de boxes de banheiro. Elas correm lateralmente a partir de um trilho no chão ou no teto;
  • Maxim-Ar: Também muito comum em banheiros, este é o tipo de janela que se abre movendo toda a sua folha para fora;
  • Basculante: Outro grande clássico dos banheiros. Ela também abre por pivôs através de uma báscula (alavanca). Geralmente ela conta com mais de três folhas de abertura.

Quando precisar de diferentes tipos de perfil de alumínio, conte com a Plastottal. Oferecemos uma gama completa de produtos e serviços, focados em atender as suas demandas da melhor forma. 

Desenvolvido porAO5 Marketing Digital