Plasttotal - Plásticos Industriais, Polipropileno e PVC
11 5056-7200
facebook

Especificações técnicas e detalhes sobre a instalação de painel de alumínio composto ACM

09/out/2019

O painel de alumínio composto se tornou nos últimos anos uma das mais eficientes soluções para o revestimento de fachadas comerciais. Os principais motivos para essa escolha é que o ACM é caracterizado por ser leve, ter alta maleabilidade, além de permitir que a sua montagem e manutenção sejam rápidas e eficientes.

Os painéis de alumínio composto ACM podem ser instalados sobre qualquer tipo de superfície, seja ela, uma estrutura de alvenaria, alumínio, concreto, aço ou ferro.

Mas para que sua instalação seja correta e adequada é preciso que a metodologia de aplicação do sistema seja definida no início do projeto.

Conheça agora as especificações existentes para a instalação de painel de alumínio composto ACM.

Especificação para instalação de painel de alumínio composto ACM

Existem três tipos de especificações para instalação do painel de alumínio composto, sendo que cada uma delas vai depender exclusivamente do tipo de instalação do produto.

  • Instalação com junta seca

Nesse caso, o painel de alumínio composto é usinado e suas abas são refiladas, portanto, sua fixação é feita com o uso de fita VHB que é aplicada sobre o perfil de alumínio tubular ou barra chata.

Esse tipo de instalação permite que haja menor distanciamento entre a chapa e o material que está sendo revestido. Esse tipo de instalação do painel de alumínio composto é indicado para áreas internas, pois, pode ocorrer a dilatação natural do alumínio.

  • Sistema ventilado

Já esse tipo de instalação de painel de alumínio composto é usado em projetos retrofit, pois, esse sistema possui menor valor e sua execução é mais rápida. Nessa técnica, as chapas ACM são encaixadas através do método macho-fêmea nos pinos instalados na subestrutura de alumínio.

O lado positivo do sistema ventilado é que não é preciso usar travessas e selantes, por outro lado, sua instalação exige a impermeabilização da alvenaria para evitar a infiltração de água.

O uso do sistema ventilado favorece o conforto térmico no ambiente, pois, após a sua instalação fica um vão de cerca de 90 milímetros entre a parede e o painel de alumínio composto formando um colchão de ar. Esse fator resulta na redução do consumo de ar condicionado.

  • Sistema convencional

Esse é o sistema mais utilizado para a instalação do painel de alumínio composto. Para a sua instalação é preciso adotar uma junta de 10 a 12 milímetros que tem a função de absorver a dilatação do painel de alumínio composto.

Agora que você já sabe as especificações técnicas para a instalação do painel de alumínio composto ACM, entre em contato e peça já o seu orçamento. Basta clicar aqui.

Desenvolvido porAO5 Marketing Digital