

Com os mais diversos usos que se faz do termoplástico, pode se dizer que o politetrafluroetileno trata-se, portanto, de um material bastante vantajoso. Entretanto, há duas grandes desvantagens que impactam profundamente no seu manuseio. Uma delas é a baixa resistência ao calor quando comparados aos metais. A outra é, portanto, a baixa resistência à produtos químicos. Sendo assim, não são indicados para produzir peças que estarão em contato com químicos ou que serão usadas em temperaturas acima de 100°C. Desta forma, outra alternativa precisa cumprir com este papel para atender a esta demanda: o politetrafluoretileno (PTFE).
Também conhecido como Teflon, o politetrafluoretileno ou PTFE é um polímero fluorado. Assim sendo, é compreensível seu uso e aplicação para o trabalho com produtos em temperaturas acima de 100ºC. O flúor, assim como outros elementos da coluna dos halogênios, possui a propriedade de retardar as chamas. Contudo, diversas são as características deste material e, em maioria, bastante positiva para a confecção de diferentes produtos.
O PTFE possui altas forças intermoleculares geradas pela presença de grandes átomos de flúor. Além disso, dá rigidez à macromolécula, o que dificulta mudanças de conformação, promove alta estabilidade térmica, baixo coeficiente de atrito e inércia química. O politetrafluoretileno, é um polímero adequado para uso em altas temperaturas, mas também em baixas. Ele tem propriedades mecânicas úteis em temperaturas criogênicas até -260°C. Além disto, sua estrutura molecular é linear com unidades repetitivas de -CF2-CF2-, sendo assim, um polímero cristalino (grau entre 93% e 98%) com temperatura de fusão cristalina de 327°C e densidade entre 2,13 a 2,19 g/cm³. Veja o que compõe o PTFE:
Considerado um plástico de elevado desempenho, o PTFE possui alta viscosidade. Isso faz com que esteja um degrau acima dos plásticos de engenharia, como as poliamidas e o poliacetal, por exemplo.
Além disto, a elevada viscosidade do PTFE não permite que seja processado como os demais termoplásticos, como o policarbonato. Para este fim, o PTFE é, portanto, usado em forma de pó, para compactação em molde e sintetização a altas temperaturas. Assim, confira as principais características do termoplástico politetrafluoretileno abaixo:
Saiba quais são as principais e mais comuns aplicações do politetrafluoretileno. Da mesma forma que o termoplástico, o PTFE possui aplicações bastante úteis em diversos segmentos de mercado. Assim, a seguir, você confere algumas das principais possibilidades de usos do material: