Plasttotal - Plásticos Industriais, Polipropileno e PVC
11 5056-7200

Acrílico ou plástico: saiba qual o melhor material para substituir o vidro

24/mar/2021

Será que vale a pena usar plástico para substituir o vidro? Utilizado em janelas e na construção civil em geral, por conta de sua translucidez, o material é sim o material transparente utilizado intensamente. Todavia, há de se lembrar que o policarbonato e acrílico também podem ser translúcidos quando novos.

O que se altera, neste caso, é que com o tempo tendem a se tornar mais opacos. Além disso, o vidro tem maior poder de isolamento e desempenho termoacústico. Assim, tanto o acrílico quanto o plástico também são mais suscetíveis à abrasão e a riscos. 

Entretanto, os dois apresentam vantagens de bastante relevância para o mercado. O acrílico, por exemplo, garante maior segurança. Afinal, o material não estilhaça e pode ser usado em corrimãos e guarda-corpos. O policarbonato, por sua vez, é de extrema resistência. Dos três materiais citados, o plástico é o mais resistente, colocado frequentemente em janelas de avião e em sistemas de blindagem, por exemplo.

Assim, é preciso avaliar diversos aspectos de ambos na hora de usar o plástico para substituir o vidro, porque, sim, é possível. Neste intuito, a Plasttotal separou algumas orientações sobre o policarbonato e o acrílico para auxiliar nesta escolha. 

A empresa trabalha com materiais de alta qualidade e atendimento personalizado para estimular negócios rentáveis e com os menores prazos de entrega do mercado. Assim, seja acrílico ou plástico, saiba qual o melhor material para substituir o vidro! 

Características comuns

Tanto o policarbonato quanto o acrílico podem ser usados como substitutos para os vidros. Isso porque o vidro não agrega segurança aos trabalhadores, podendo ser substituído por uma destas opções. Ambos podem ser usados para garantir a visibilidade para quem está do lado de fora da máquina, durante o seu funcionamento. Esta é uma medida de controle preventivo para evitar acidentes e diminuir o nível de ruído. Assim, garante a segurança dos trabalhadores e evita os acidentes com os equipamentos.

Em comum, o policarbonato e o acrílico têm algumas características. São materiais transparentes, com certa resistência e mais leves do que o vidro, mas riscam com facilidade. Outro aspecto importante é que são menos duráveis quando aplicados solventes. Todavia, a composição de cada um deles é muito distinta.

Particularidades do policarbonato

Não é comum que o policarbonato lasque, por ser produzido em folhas flexíveis. No entanto, é preciso tomar cuidado com a sua limpeza, evitando solventes fortes. 

Particularidades do acrílico

O acrílico é rígido e pode lascar, sendo menos resistente ao impacto. Para realizar a limpeza deste material, recomenda-se o uso de sabão neutro para evitar corrosão. 

O que levar em conta na hora de usar o plástico para substituir o vidro?

Antes de decidir pelo material é preciso entender as necessidades do seu projeto. O policarbonato é mais resistente e seguro em ambientes em que existe a possibilidade de propagação de chamas. Já o acrílico é mais leve e tem características que facilitam a visualização e a passagem de luz, além de ser mais barato.

Ainda tem dúvidas? Na Plasttotal este tema é levado a sério pela equipe de profissionais. Por isso, não hesite! Contate-nos para mais informações!

Desenvolvido porAO5 Marketing Digital