

O poliestireno expandido é um material leve e que pode ser cortado em vários formatos, dependendo da necessidade do cliente. Devido principalmente a essas características, o poliestireno expandido tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, como por exemplo nos setores automobilísticos, de embalagens e da construção civil.
O poliestireno expandido é considerado, atualmente, uma das soluções mais econômicas e inteligentes para a construção de edificações, substituindo os materiais de construção usados tradicionalmente.
Na construção civil o poliestireno expandido pode ser usado na fabricação de núcleo para telhas termo acústicas, na elevação de pisos já existentes, em lajes pré-fabricadas, como sub-base para pavimentação de estradas, rodovias, pistas de pouso e aeroportos, como pérolas para a confecção de concreto leve, como forros, molduras e sancas, como flutuadores em portos e marinas, elementos de proteção térmica e placas monolíticas para alvenaria.
A principal vantagem do uso de poliestireno expandido na construção civil é que a obra tende a ser mais rápida, o canteiro de obra permanece mais limpo e o isolamento térmico é excelente, além do seu valor ser menor, quando comparado a outros materiais usados na construção civil.
Outros benefícios do poliestireno expandido na construção civil são:
O poliestireno expandido é comercializado nos tipos P e F, sendo que na construção civil deve ser usado o tipo F. Essa determinação é necessária porque é nessa classe do poliestireno expandido que retarda a propagação das chamas e, não alimentado o fogo em caso de incêndio.
O seu derretimento ocorre a cerca de 70ºC e não deixa resíduos que poderiam servir como combustível para propagação do incêndio.
Para se comercializar o poliestireno expandido é preciso seguir as normas da ABNT NBR 11.949 que determina que a massa específica aparente do poliestireno expandido de Classe F deve variar entre 13 e 25 kg/m3.
Quanto maior a densidade do poliestireno expandido, maior a elevação dos níveis do conjunto de resistências (compressão, cisalhamento e flexão), melhor os índices de condutividade térmica e a absorção de umidade.
O poliestireno expandido é considerado um isolante térmico por excelência. Em obras no qual ele é aplicado em lajes, é formada uma barreira que controla as trocas térmicas entre os ambientes externo e interno.
Esse processo de isolamento térmico ocorre devido a alta quantidade de ar dentro do poliestireno expandido dificultando a troca de temperatura entre dois ambientes.
O poliestireno expandido pode ser usado como pisos ou em obras de geotecnia sem que haja o receio de ocorrer deformação na estrutura.
Mesmo não sendo um material biodegradável, o poliestireno expandido é totalmente reciclável. Geralmente, as sobras do canteiro de obras é enviada para usinas de processamento e usados na produção de molduras e rodapés para a construção civil.
No processo produtivo do poliestireno expandido é usada uma quantidade mínima de água e, o gás usado para a sua expansão é o pentano. Finalmente, o poliestireno expandido em contato com o solo não oferece riscos de contaminação para águas subterrâneas e subsolo.
Agora que você sabe os benefícios do poliestireno expandido na construção civil, entre em contato em peça já o seu orçamento. Basta clicar aqui.
Crédito: Sinenkiy / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus