Plasttotal - Plásticos Industriais, Polipropileno e PVC
11 5056-7200
facebook

4 tipos de teflon e suas principais características para aplicação na engenharia

26/dez/2019

O Teflon, também conhecido como Politetrafluoretileno ou PTFE é um plástico bastante utilizado na engenharia por ser altamente versátil e possuir elevada resistência mecânica e elétrica.

Além disso, o Teflon possui baixo coeficiente de atrito e bom isolamento elétrico. Ele ainda é resistente à reagentes químicos, incluindo a água-régia. O Teflon também é muito usado para cobrir utensílios domésticos, principalmente, frigideiras e panelas.

Devido as suas características e propriedades químicas, o Teflon pode ser usado em uma série de aplicações. Outra informação importante é que, por conta de suas propriedades sua estrutura química pode ser melhorada ou modificada através da adição de novos aditivos.

O Teflon que possui aditivos em sua composição é chamado de PTFE com enchimentos. Os tipos de aditivos mais usados são carbono, fibra de vidro, grafite ou bronze.

Outros aditivos usados no Teflon são: dissulfeto de molibdênio, cerâmicas e óxidos metálicos. Vale ressaltar que é possível realizar mais de uma combinação com aditivos.

No mercado existem alguns tipos de Teflon cada um com uma aplicação específica. Veja agora quais são os tipos de Teflon mais comercializados e usados na engenharia.

Tipos de Teflon

  1. PTFE /Carbono

Esse tipo de Teflon possui carbono adicionado em uma porcentagem entre 10 e 35% e uma baixa porcentagem de grafite. É considerado excelente se o objetivo do engenheiro é compressão e resistência ao desgaste. Ele ainda apresenta ótima condutividade térmica e baixa permeabilidade.

  1. PTFE/ Fibra de Vidro

Já esse tipo de Teflon apresenta maior resistência a compressão, ao desgaste e ao atrito e a alta e baixa temperaturas. Ainda possui melhor condutividade térmica e excelente estabilidade química.

  1. PTFE/ Dissulfeto de molibdênio

O Teflon do tipo Dissulfeto de molibdênio possui baixo coeficiente estático, ótima condutividade térmica e resistência ao desgaste. Entretanto, tem baixo efeito sobre suas características elétricas. Ele também é pouco reativo aos produtos químicos.

  1. PTFE/ Grafite

Esse tipo de Teflon tem ótima condutividade térmica, baixo coeficiente de atrito e baixa permeabilidade. Ele ainda tem boa resistência química e a ambientes corrosivos. O Teflon/ Grafite pode ser usado em aplicações de vapor de água e de secagem.

O Teflon da Plasttotal pode ser submetido facilmente ao processo de usinagem e permite a aplicação de um ou mais aditivos. Nosso estoque conta com Teflon infusível, semicristalino, antiaderente e insolúvel.

Agora que você conhece os principais tipos de Teflon e suas características, entre em contato conosco e peça já o seu orçamento. Basta clicar aqui.

Desenvolvido porAO5 Marketing Digital