Plasttotal - Plásticos Industriais, Polipropileno e PVC
11 5056-7200
facebook

17 Aplicações que justificam o investimento em nylon 6 no setor da engenharia

11/dez/2019
Nylon 6 06

O Nylon 6 é um termoplástico altamente rígido e resistente que é produzido a partir da extrusão da poliamida 6. Por essa razão, ele é muito procurado, principalmente, no segmento de plásticos industriais e na substituição do metal pelo plástico.

Apesar de ser um termoplástico rígido o Nylon 6 possui alta leveza, baixo coeficiente de atrito, grande capacidade de isolação elétrica, alta resistência ao desgaste causando, em especial, por agentes químicos.

Entretanto, não é recomendado o uso do Nylon 6 em confecções de peças técnicas com tolerâncias apertadas, pois, ele absorve umidade interferindo na qualidade final da peça.

Outras características no Nylon 6

O Nylon 6 possui altíssima resistência ao desgaste, oferecendo assim, grande durabilidade aos produtos que são produzidos com ele, como por exemplo, patins, relógios e calçados.

O Nylon 6 também apresenta grande resistência ao processo corrosivo provocado por agentes químicos. Essa característica permite que esse produto possa ficar em contato com solventes aromáticos e ácidos orgânicos.

Devido essas características, a compra do Nylon 6 para aplicação no setor de engenharia é considerado um investimento, pois, esse é um termoplástico que pode ser usado em uma série de setores do mercado.

Cuidados com o Nylon 6

Durante o processo de furação é preciso ter cuidado por que o Nylon 6 pode quebrar devido a tensões internas. Para que isso não ocorra, o recomendado é começar a furação com brocas com diâmetros menores do que 10 a 12 mm e, ir aumentado, gradativamente, o diâmetro.

Em seguida, recomenda-se usar o bedame. Vale ressaltar ainda que, durante todo o processo de furação do Nylon 6 deve-se usar fluido de refrigeração que pode ser aditivado com fibra de vidro ou grafite.

O Nylon 6 não deve ter contato direto com alimentos para evitar qualquer tipo de contaminação.

17 Aplicações do Nylon 6

Agora que você conhece as principais características e cuidados que deve ter com o Nylon 6, você vai conhecer algumas das principais aplicações desse termoplástico.

  1. Rodas
  2. Engrenagens
  3. Mancais
  4. Buchas
  5. Sapatas de laminadores
  6. Parafusos
  7. Porcas
  8. Cremalheiras
  9. Polias
  10. Roldanas
  11. Anéis de vedação
  12. Roletes para esteiras transportadoras
  13. Estrelas alimentadoras
  14. Cepos
  15. Calços
  16. Guias
  17. Batentes

A Plasttotal oferece todo o suporte técnico para esclarecer quaisquer outras dúvidas que você pode ter sobre o Nylon 6 e seus demais produtos.

Agora que você conhece aplicações que justificam o uso do Nylon 6 na engenharia, entre em contato conosco e peça já o seu orçamento. Basta clicar aqui.

Desenvolvido porAO5 Marketing Digital